AquaSys: Máquina de lavar inteligente

Todo o processo aqui documentado corresponde ao desenvolvimento de um desafio técnico realizado entre 09 e 16 de novembro de 2020.

Desafio

Criar e prototipar um aplicativo para gerenciar uma Máquina de Lavar Roupas levando em conta o cenário ideal em que a Máquina de Lavar Roupas já estará conectada e integrada ao aplicativo, além de considerar que existem Máquinas digitais e manuais. É desejável fazer uma pesquisa para saber quais são as funções principais e desejáveis ao se controlar uma Máquina de Lavar remotamente.

As funcionalidades mínimas são:

A entrega do desafio será o link do protótipo navegável em qualquer ferramenta de prototipação sem restrição de guidelines iOS ou Android.

Processo

Em um projeto real, antes de começar todo o processo, eu buscaria me reunir em equipe para que trabalhássemos juntos em busca do problema através de uma pesquisa exploratória ou um lightning decision jam

Contexto e desk research

Iniciei o desafio com uma Desk Research para conhecer sobre o contexto dos produtos conectados, reunir informações sobre os tipos de máquinas de lavar, entender quais as diferenças destas para as máquinas de lavar conectadas, de que formas os aplicativos existentes as controlam, quais as opiniões dos usuários a respeito de ambos, o que mais gostam, suas motivações, quais foram os principais problemas e o que fizeram para resolver?

A Revista Spacios explica que Internet das Coisas é a extensão da internet ao mundo físico à nossa volta, que torna possível a interação e comunicação entre objetos do cotidiano de modo que cooperem entre si. A principal motivação da IoT é a comodidade aliada a praticidade, facilitando tarefas simples do dia-a-dia ou também tarefas mais complexas (Atzori et. al. 2010; Miorandi et. al. 2012).

Fontes: Fonte: Dufrio e Casa e Jardim (Front load) / UOL (Top load) / Magazine Luiza (Turbilhonamento)

Máquina de Lavar Conectada

Fonte: Electrolux

A máquina de lavar conectada ou smart, apresenta o controle do ciclo de lavagem através do aplicativo, permitindo pausar, mudar o ciclo, visualizar o tempo restante e receber alertas ao final da lavagem.

As máquinas conectadas tem diferentes tamanhos podendo lavar até 12kg de roupas em um único ciclo. Os modelos menores analisam o peso e utilizam energia e água de acordo com a quantidade de roupas. Algumas possuem o sistema de dosagem automática de produto utilizado na lavagem.

Alguns modelos apresentam compatibilidade com sistema de controle de voz e possuem menor vibração ou ruídos enquanto realiza a lavagem.

Solução de problemas: As máquinas conectadas podem detectar e notificar problemas através do aplicativo e oferecem uma solução que pode ser executada pelo usuário com a finalidade de economizar dinheiro sem precisar chamar um técnico. O aplicativo também avisa caso o problema em questão necessite da visita de um técnico.

Movimentação de roupas: Caso as roupas fiquem paradas após a lavagem, as máquinas se movimentam em intervalos de poucos minutos para que haja ar e previna o surgimento de odores.

Segurança: Caso a tampa esteja aberta ou a fonte de água não esteja conectada, a máquina não inicia o ciclo de lavagem.

Vantagens

Controle à distância: Ela permite controlar as ações da máquina à distância através de conexão Wi-Fi/4G.

Agendamento: Dentre as opções apresentadas no aplicativo, o usuário pode escolher o horário de início da lavagem a qualquer momento de forma que a roupa não fique molhada por muito tempo dentro da máquina após o término da mesma.

Alteração de funções durante o ciclo: Nível de água, intensidade da lavagem ou centrifugação, tempo de molho ou enxágue.

Diagnóstico de Problemas: Quando há algum tipo de problema, essas máquinas enviam notificações via aplicativo para que o usuário fique ciente do problema e tenha a possibilidade de resolvê-lo por conta. As visitas técnicas serão solicitadas em casos que demandem esse tipo de serviço.

Vídeo 1: Como usar a máquina de lavar conectada Eletrolux

Vídeo 2: Apresentação do funcionamento do aplicativo da LG

Matriz CSD

Após conhecer mais sobre o assunto, organizei as informações dentro de uma matriz CSD antes de elaborar e aplicar uma pesquisa quantitativa através de um formulário com a finalidade de descobrir sobre os usuários e de que formas as máquinas de lavar se encaixam em suas rotinas.

Antes de tirar minhas próprias conclusões baseadas apenas nas resenhas e avaliações, escolhi organizar as informações em uma matriz CSD por conta das dúvidas que eu ainda tinha sobre o comportamento dos usuários (como perfil, preferências e rotina) e também por querer buscar uma fonte da qual pudesse me oferecer mais segurança antes de priorizar as funcionalidades do protótipo.

Acredito que em um projeto real a Matriz CSD em questão construída teria menos suposições e dúvidas, pois a contribuição dos colegas enriquece da ferramenta através da vivência pessoal de cada membro.

Principais aprendizados da Pesquisa Quantitativa

Após conhecer mais sobre as máquinas de lavar e coletar os feedbacks de usuários reais através de resenhas e avaliação dos aplicativos, a pesquisa quantitativa me trouxe maiores aprendizados no que diz respeito ao perfil desses usuários e de que formas eles utilizam suas máquinas para ajudar no dia-a-dia.

O formulário enviado pode ser acessado aqui

Os resultados podem ser consultados aqui

A pesquisa contou com a participação de 25 pessoas e os resultados dispostos a seguir me ajudaram na construção de uma persona que os representasse.

Tenho ciência de que a amostra é pequena para uma pesquisa quantitativa e que em um caso real seria necessário mais tempo para reunir valores decisivos, mas devido ao tempo, decidi tomar os dados coletados como verdade e prosseguir no processo.

Após a pesquisa pude compreender melhor o público e como seguir:

- 52% tem entre 21 e 30 anos
- 72% se identifica com o sexo feminino
- 44% usa a máquina de lavar quando vê necessidade
- 80% Usam máquinas top load
- 80% usa programações pré-definidas da própria máquina
- Das programações as principais foram: Lavagem rápida, dia-a-dia, delicada, roupas coloridas e brancas.
- 72% usa a quantidade de sabão e amaciante que considera suficiente para a quantidade de roupas.

Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa foi realizada com o auxílio da minha irmã. O contexto de pandemia pelo qual estamos passando dificultou o contato com a usuária, por isso preparei um roteiro com os principais pontos que eu precisava saber durante a conversa.

As informações apresentadas a seguir foram coletadas pela minha irmã em uma rápida conversa com uma colega de trabalho que é que é deficiente visual.

Personas

Buscando uma forma de reunir todos os aprendizados durante as pesquisas, construí duas personas: Manuela, jovem que gosta de tecnologia e tem tido problemas com sua máquina conectada e Ariane que é deficiente visual e não conhecia sobre as máquinas conectadas.

Manuela foi construída com base em algumas informações coletadas na pesquisa quantitativa enquanto Ariane foi construída com base no relato da pesquisa qualitativa.

Benchmarking

Para fazer o Benchmarking, selecionei um modelo de cada uma das marcas Electrolux e LG por estarem presentes na maior parte das resenhas.

Busquei por resenhas de usuários que utilizam máquinas conectadas para descobrir quais características e funções eram valorizadas, quais problemas eu poderia identificar através delas e qual a visão dos usuários sobre o aplicativo de cada modelo.

Fonte: Roupa suja se lava na máquina

A Electrolux Premium Care com Wi-Fi permite que o usuário controle todo o ciclo através do aplicativo desde que a máquina esteja configurada no programa “App Control Home+” do painel, caso contrário o usuário poderá apenas conferir as etapas enquanto a máquina realiza o ciclo.

O aplicativo permite que o usuário crie o seu próprio ciclo de acordo com a necessidade ou incluir outras opções em ciclos padrões.

Caso o usuário tenha um ciclo personalizado utilizado com frequência, o aplicativo permite que o ciclo favorito seja utilizado através da opção “Meu programa” diretamente do painel de controle da máquina de lavar.

Ainda que o aplicativo exibido no vídeo esteja funcionando normalmente, na Play Store ele está com avaliação de 2 estrelas e apresenta grande volume de reclamações sobre diversos motivos, sendo os principais deles a sincronização do aplicativo com o dispositivo móvel e principalmente pela falta de suporte.

Fonte: Escolha Segura

Na LG VC4 o usuário pode realizar toda a programação diretamente na máquina ou pode programá-la através do aplicativo LG ThinQ (avaliado em 4 estrelas) que oferece 13 ciclos na máquina, mas permite o download de mais 25 opções, dentre elas “proteção de cores”, “roupas de ginástica” e “minimizar ruídos” para aqueles que precisam realizar uma lavagem durante a noite.

Na opção “limpeza rápida de cuba”, o aplicativo mostra ao usuário a quantidade de lavagens restantes antes da limpeza de cesto além de oferecer um guia que ensina o usuário como limpar o cesto.

No “monitoramento de energia” o usuário pode visualizar o consumo de energia que ele teve por dia através de um gráfico, no entanto, os valores não são indicados por números e isso dificulta para que o usuário saiba o quanto de energia ele realmente consumiu.

A opção “Smart Diagnosis” é um sistema através do qual a máquina identifica problemas e oferece soluções para o usuário. Essa função auxilia na manutenção do produto pelo usuário e diminui a demanda de visitas técnicas para problemas menores.

Ao buscar pelo aplicativo ThinQ na Play Store pude observar que ele se comunica com vários produtos LG e a principal queixa de grande parte dos usuários foi a respeito da sincronização dos aparelhos LG com o aplicativo.

As análises positivas que foram classificadas em 3/5 ou 4/5, vieram de usuários que utilizaram o aplicativo sem o problema de conexão, mas que sentiram falta de alguma funcionalidade como: Mais opções de ciclos de vapor para download; nomes das funções que aparecem abreviadas dificultam a identificação das mesmas; adicionar a edição dos minutos no tempo de programação, pois o aplicativo trabalha somente com horas.

Fonte: Play Store / Oportunidade de Melhoria / Dor principal

Como não consegui encontrar uma resenha detalhada sobre os produtos da Samsung, decidi trabalhar com a informação coletada sobre as máquinas da LG e Electrolux.

O aplicativo da Samsung na Play Store está avaliado em 2 estrelas com grande quantidade de reclamações sendo a principal delas sobre o aplicativo não funcionar sem a permissão de acesso aos contatos, gravação de fotos e vídeos, chamadas telefônicas.

Fonte: Play Store / Dor principal

Problemas e soluções propostas

Após observar os dados coletados nas pesquisas, selecionei os principais insights através do How Might We antes de pensar nas soluções.

Problema: Dificuldade de conectar a máquina ao smartphone.
Como poderíamos auxiliar os usuários que estão com problemas de conexão através do aplicativo?
Solução proposta:
Assim que o problema surgir, conduzir o usuário a um FAQ dentro do próprio aplicativo para que ele não precise procurar por soluções, desta forma o número de usuários atendidos pela Central pode diminuir.

Problema: Deficientes visuais não conseguem usar máquinas de lavar sem a ajuda de uma pessoa que enxergue por eles
Como poderíamos ajudar pessoas com deficiência visual a lavar suas roupas sem a dependência de outra pessoa?
Solução proposta:
Suporte para o Talkback (Android) e manual de instruções dentro do aplicativo.

Deixo em evidência a importância de estabelecer métricas em um caso real para verificar se as soluções propostas estão realmente resolvendo o problema trazido pelos usuários.
Exemplos: de Net Promotion Score (NPS), frequência de acesso de usuários à plataforma, Churn Rate, avaliação do app através da loja.

Fluxo de navegação

Meu primeiro passo no desenvolvimento do protótipo foi definir o fluxo principal do aplicativo antes de voltar a estudar os aplicativos App Control Home+ e ThinQ para escolher a melhor forma de construir o Wireframe do aplicativo com a finalidade de manter a familiaridade do usuário com o serviço.

Fluxo de Navegação do Usuário no Aplicativo

Em um projeto real eu estudaria a possibilidade de aplicar um card sorting com usuários para decidir o melhor fluxo e as palavras utilizadas nas escolhas realizadas pelos usuários.

Esboço da solução:

Meu próximo passo foi rever os resultados de pesquisa, minhas anotações e desenhar algumas telas do aplicativo no papel:

Os pontos principais considerados para a construção do protótipo foram:

- Sistema operacional mobile: Android
- Definir o fluxo de navegação do app;
- Construir Wireframe
- Utilizar padrões de interação conhecidos pelos usuários
- Escolha de cores acessíveis por daltônicos
- Propor suporte para Talkback e comando de voz

Tela inicial: Etapa de lavagem ou Nova lavagem

Levando em consideração a praticidade de controlar a máquina à distância, a primeira tela do aplicativo a ser exibida mostra a etapa na qual a máquina se encontra para que o usuário possa realizar alguma alteração mais facilmente, caso julgue necessário.

Caso não haja nenhuma lavagem em andamento, esta primeira tela mostrará a opção de “nova lavagem” ou “limpeza de tambor”.

Nova Lavagem: Escolher ciclo pronto ou Personalização

O usuário poderá escolher algumas opções de ciclos prontos de acordo com aqueles trazidos em pesquisa: Lavagem rápida, dia-a-dia, delicada, roupas coloridas e brancas.

Na personalização de ciclo o usuário poderá personalizar seu ciclo de lavagem ideal: Nível de agitação durante a lavagem (delicado/normal/turbo), cor das roupas, tempo de molho (nível de sujeira), temperatura da água, centrifugação (com a opção de passe fácil), enxágue (ou duplo) e secagem.

Detalhes de lavagem em andamento

Pude observar que as configurações de lavagem traziam uma nova tela para cada escolha do usuário. Propus uma única tela na qual o usuário pode configurar todas as etapas conforme a sua preferência.

Controle dos níveis de água, sabão e amaciante

Na tela de monitoramento do fluxo em andamento o usuário pode acompanhar a atualização dos níveis a cada etapa, podendo alterar os níveis conforme a necessidade.

Funcionalidade proposta: Comando de voz e suporte para Talkback

Partindo do problema observado durante entrevista com uma pessoa com deficiência visual, trago a proposta de oferecer um aplicativo com suporte total do Talkback e uma função de comando por voz para garantir maior autonomia a esses usuários.

Problemas de conexão e pareamento de dispositivo

Para atender a demanda de reclamações sobre a conexão da máquina, trouxe dentro do próprio aplicativo um FAQ com diversas formas de solução de problemas para auxiliar os usuários antes de precisarem ativar o suporte técnico.

Wireframe: Protótipo de média fidelidade

Levando em consideração o tempo de apenas uma semana para apresentar a solução, dediquei um tempo maior aos Wireframes para que eu pudesse testar o fluxo, as funcionalidades e os textos e corrigi-los antes de trabalhar na alta fidelidade.

Você pode acessar o protótipo de média fidelidade aqui

O teste de usabilidade foi realizado com cinco pessoas que utilizam máquinas de lavar regularmente e pude coletar os seguintes feedbacks:

Atrito: Poder escolher mais de uma opção de função em outra tela não estava agilizando, mas causando confusão.
Alteração: Organizei todas as funções em uma única tela, pois desta forma o usuário não precisaria mudar de tela e voltar para escolher outra função.

Atrito: Na tela de programação em andamento o tempo estimado de função individual/ciclo completo estavam confundindo os usuários.
Alteração: Mantive apenas o tempo total do ciclo. O tempo da etapa pode ser visto no resumo.

Atrito: Ao finalizar a configuração de um novo programa, ele será exibido no topo das programações, separado por uma categoria de “Programações Personalizadas”. Um dos usuários não percebeu o novo programa achando que havia voltado para a tela de programas inicial.
Alteração: Adicionei um ícone de “novo” à frente do nome do programa.

Wireframe: Protótipo de alta fidelidade

Você pode acessar o protótipo de alta fidelidade aqui

Próximos passos

Pesquisar a viabilidade da funcionalidade de comando de voz
Realizar pesquisa quantitativa com maior número de usuários
Realizar entrevistas com usuários, especialmente pessoas com deficiência visual
Realizar card sorting com usuários
Realizar mais testes de usabilidade para identificar problemas na interface

Avaliação final do Aplicativo

A avaliação do AquaSys é de 4 estrelas, pois o suporte e a solução de pareamento ainda está muito simples e acredito que pode ser melhorada
Pesquisar a viabilidade da funcionalidade de comando por voz

Professora de formação migrando para UI/UX Design. Contato: https://www.linkedin.com/in/abilena

Professora de formação migrando para UI/UX Design. Contato: https://www.linkedin.com/in/abilena